quarta-feira, 7 de maio de 2014

Qual o melhor voo para Pequim?

Estou programando uma viagem de final de ano para Pequim, na China, esta será uma grande aventura e a primeira grande viagem em família, vamos com o Antônio passar o Natal na casa de meu irmão que está morando lá.

Mas qual o melhor voo para Pequim? Qual a melhor rota ou companhia que faz este voo?


Para cruzar o mundo e chegar na China é preciso avaliar as melhores opções de voo, para perder menos tempo em conexões e não ficar mais de 24 horas viajando de maneira desagradável. Minha primeira opção é não ir para China de Air China, apesar de ser o único voo direto desde o Brasil para Pequim. Minha experiência voando com eles não foi das melhores, conto porque não gostaria de voar com a Air China neste outro post.



Comecei meu planejamento verificando a opção de voar pelas companhias e enviei alguns emails, este post foi feito com as respostas das companhias aéreas. Vou passar algumas das informações que descobri pesquisando sobre estes voo e gostaria da opinião de quem já realizou algum destes voos.


Emirates www.emirates.com
A companhia aérea de Dubai recebeu o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo Skytrax World Airline Awards. 
A Emirates possui voos diários saindo por Guarulhos ou Galeão. Voa ao Brasil utilizando de aeronaves Boeing 777-300 ER, e na rota para de Dubai para Pequim em alguns horários os Super-Jumbos da Airbus o A-380, uma oportunidade para voar com este gigantes dos ares. O tempo total de rota é um dos menores, sendo aproximadamente 22 horas entre de voos e conexão.
Para quem voa com bebês, como nosso caso, oferecem uma atenção especial.
Existe a possibilidade de um Stop-over gratuito em Dubai na ida ou na volta. 
O aeroporto de Dubai é um dos mais bem avaliados do mundo, e seu duty free é famoso por ser muito grande.
Das pessoas que questionei muitos me passaram  esta como a melhor opção para ir a Pequim.
Segundo a companhias as menores tarifas do trecho entre o Brasil e Pequim ficam em:
  • São Paulo na baixa - a partir de 1209 USD
  • São Paulo na alta – a partir de 2569 USD 
  • Rio na baixa – a partir de 1617 USD 
  • Rio na alta – a partir 2473 USD
Uma pequena desvantagem é somente pontuar no próprio sistema de milhagens o Programa de Milhas SkyWards


Etihad www.etihad.com


A companhia de Abu Dhabi está em expansão, e também esta super bem na foto, possuindo uma frota super moderna. A Etihad tem voos diários saindo de Guarulhos, voando de de Airbus A-340-500 até Abu Dhabi e seguindo até Pequim em Airbus A-330-200. O tempo total de Guarulhos até Pequim fica em 21:30 minutos,boa opção.

O aeroporto de Abu Dhabi também vem recebendo muitos elogios.
Segundo a companhia as tarifas médias ficam em:
  • Baixa temporada a partir de USD1715
  • Alta temporada a partir de USD2539
Uma boa opção pelo tempo de voo, mas Abu Dhabi não apresenta tantos atrativos para um Stop como Dubai, mesmo assim uma passada na Mesquita da cidade vale a pena.
A Caroline do Vícios de Viagem fez esta rota com eles e conta tudo bem detalhado:

Korea Air www.koreanair.com

A companhia Coreana é uma opção boa para quem possui visto do Americano, pois o voo parte de São Paulo, faz uma parada técnica em Los Angeles e segue para Seul cruzando o Oceano Pacífico, uma rota diferente da tradicional. Os voos partem de Guarulhos 3 vezes por semana, mas a partir de Junho terão 5 saídas semanais. Os voos são realizados de São Paulo até Seul em modernos Boeings 777-300ER e de Seul para Pequim nos famosos Jumbos os 747-400. A duração deste voo é um grande problema demora 25 horas de São Paulo até Seul e mais duas horas de Seul até Pequim.


Outra vantagem da Korea Air é a conexão no aeroporto de Incheon um dos mais modernos e tecnológicos do mundo.

Existe a possibilidade de Stop-over em Seul ou Los Angeles, com cobrança de uma taxa de 100 dólares. 
As tarifas médias segunda companhia são:

  • Baixa Temporada = a partir de USD 2.080
  • Alta Temporada = a partir de USD2.530
As desvantagem são o voo mais longo e a necessidade de duas conexões para se chegar até Pequim.

British Airways  www.britishairways.com
A companhia britânica apareceu como boa opção para chegar a Pequim, fazendo conexão na Europa. A British voa diariamente de Guarulhos ou Galeão para Londres e depois direto para Pequim. Operam partindo de Guarulhos com Boeings 777-300 e do Galeão com os Jumbos 747-400. A duração total do voo até Pequim fica em 30 horas partindo de São Paulo e 25 horas partindo do Galeão, neste o tempo de conexão é somente de 3 horas.
O serviço da British é geralmente avaliado bem, com algumas reclamações, nunca voei com eles. A opção de fazer uma parada em Londres é uma boa vantagem.
A tarifa média do Brasil para Pequim são de USD 1723,00.

Todas as opções de voos oferecidos pela TAM para Pequim, utilizam a rota de TAM até Madri ou Frankfurt e seguem para Pequim com a parceira a Air China, que a princípio estão descartadas por mim.
Do grupo Air France E KLM enviei o email mas não me responderam. A opção da Turkish me parece boa, porém o pessoal deles me respondeu para ligar no 0800 para maiores informações. Das companhias americanas não achei interessante as opções, apesar de estar aguardando uma responta do pessoal da American Airlines sobre a rota. 
Este é um post dinâmico, se alguma outra companhia ou leitor estiver interessada em compartilhar sua rota e qualidades estou a disponível para incrementar o post.

Você qual escolheria? Como você foi para China?

8 comentários:

  1. Acho que escolheria a Emirates, pela saída do GIG, ou a Etihad. Ambas devido o stopover em UAE - é tranquilo ir de Abu Dhabi pra Dubai.

    A Qatar não fez parte das opções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Guilherme.

      Sim poderia ser pela Qatar, tem aliança com a TAM. Vou tentar entra em contato com eles.

      obrigado!
      @GusBelli

      Excluir
  2. Menino, que pesquisa legal!
    Vou seguir...
    Eu não perderia a oportunidade de voar com a Emirates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Carmem

      Vejo a Emirates uma bela opção, mas principalmente pela possibilidade de voar num A380.
      @GusBelli

      Excluir
  3. Gus, fui com a South African, via Joanesburgo. Achei a companhia boa, sem grandes elogios nem reclamações. Algumas características que podem ser boas ou ruins, depende de cada um:
    - O voo GRU-JNB tem duração de aproximadamente 8 horas. Não sei se ele parte em outros horários, mas o meu partia no início da noite, se não me engano. Com a função de levantar voo, servir jantar e, depois, servir café da manhã e pousar, sobra muito pouco tempo para dormir, então é quase uma noite em claro, porque o voo chega lá às 7h da manhã.
    - Depois de chegar às 7h, a espera dura o dia inteiro e o voo para PEK sai perto da meia-noite. Dá para aproveitar (se o cansaço deixar) na rua ou dá para se recolher num hotel e dormir.
    - O voo seguinte, até PEK, dira 15 horas, o que é um tempão interminável.
    Não sei como é a rotina com criança, então não sei se o voo é uma boa opção. Dá uma conferida nos horários atuais e decide aí. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande GabeBritto
      Vejo com bom olhos a opção de South African, porém pelo que pesquisei eles não possuem mais este voo direto para Pequim.
      E o stop na Africa na volta é uma pedida.
      Abraço!
      @GusBelli

      Excluir
  4. Caro, evite as cias chinesas. Especial atenção ao cansaço inevitável. Eu iria pelos Emirados ou por Seoul. Fui pela Europa e acho uma volta desnessaria. Cuidado com o hot por. Muita pimenta. Pouca opção pra se alimentar. Não pense que um KFC ou MAc são iguais aos ocidentais. Tem pimenta tbm. Boa sorte, vale a pena sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!
      Acabamos indo de Etihad e foi perfeito.

      Excluir