quarta-feira, 2 de março de 2011

Taberna Ideal - Um lugar diferente de Lisboa


Ao procurar um restaurante diferente em Lisboa, que fugisse das tradicionais comidas típicas #bacalhau, encontramos a Taberna Ideal. Um lugar moderno, jovem e aconchegante! Na internet, encontra-se boas referências no Time Out e no Lifecooler sobre a Taberna Ideal. O ambiente, não é de taberna propriamente, ao contrário, parece uma sala de estar de uma casa de família, muito bacana e aconchegante. Poucas mesas, imagino que a capacidade máxima seja para 30 pessoas. Como o espaço é pequeno, torna- se imprescidível reservar antes de ir. Mas aos desavisados sem reserva, ao lado tem a Petiscaria Ideal, das mesmas proprietárias, mas com uma proposta de bar/petiscaria, em que pode-se aguardar uma mesa por lá.
Taberna Ideal Lisboa

A Taberna Ideal localiza- se na rua Esperança 112, no Bairro de Santos. Para quem está hospedado na parte central da cidade, o táxi custa menos de 10 Euros, outra opção é ir de ônibus ou elétrico, é só descer na estação de Santos e subir a ladeira.

O diferencial é sua informalidade/ casualidade, tipo: - Sinta-se em casa!! Ao chegar as atendentes já anunciavam que seus nomes eram Tânia e Catarina, e que se chamássemos de garçonete ou algo parecido, não seríamos atendidos. Ao saber que éramos brasileiros, nos explicaram que a proposta da casa é de uma cozinha de compartilhamento, onde todos os pratos servem mais de uma pessoa. Um detalhe legal é que o cardápio é um quadro negro na parede com os pratos do dia.



















Tânia perguntou sobre nosso gosto para vinhos, e então disse que já tinha um vinho para nós. Trouxe sem eu escolher, por sua opção, avisando que se eu não gostasse era só trocar.

Tremoços
Então nosso começo foi com este Alentejano (achei que iria evoluir, mas estava bem áspero e tânico para um português, como um Sul Americano, não típico, eu esperava mais, mas estava bom). Acompanhou de entrada Tremoços temperados e no azeite. Não conhecia os tremoços, que são sementes, como ervilhas e favas, bem gostosos.

Tiborna de Queijo de cabra
Costeleta de Vitela, na manteiga com Ervas





Nosso primeiro pedido foi esta Tiborna de Queijo de cabra, alecrim e mel. Acho que pela foto não preciso falar mais nada! Tibornas são como Bruschetas em Portugal.



Pela seqüência do cardápio, vieram os Petiscos, e a nossa escolha foram Figos Frescos gratinados com Queijo de Serpa e Presunto. Os figos servidos na redução de acetato balsâmico, delicioso! Um detalhe: os figos estavam numa textura correta, não molenga. Gostei bastante desta proposta!




Para completar, o prato principal foi "Costeleta de Vitela, na manteiga com Ervas". Costeleta para eles é o mesmo que a nossa bisteca. Nunca tinha imaginado comer uma carne tão boa em Portugal. Neste prato o vinho combinou muito bem.







Acompanhavam a vitela, esta batata gratinada com rúcula. A batata estava deliciosa e no ponto, nem muito queijo ou batata molenga demais.





O único pedido que não acompanhou o nível dos outros pratos da noite, foi a sobremesa. Este creminho com maças assadas e canela, bem sem graça.




Uma noite memorável, principalmente pela atenção da Tânia e da Catarina, muito prestativas. Na maioria das mesas, as pessoas eram atendida pelos seus nomes, e solicitada a opinião sobre os seus pratos e sugestões.

No fim, por curiosidade pedi a carta de vinhos, e para minha surpresa, foi trazido este caderno escrito a mão ao lado. Um charme que exemplifica o que é a Taberna Ideal!





E como tudo não estava terminado, antes da conta, foi servido a "Ginginha da Casa".

Taberna Ideal
R. da Esperança, 112 (Santos). 21 396 2744

Visite nossas postagem com outras dicas de Lisboa:

2 comentários:

  1. Esse seu post me deixou com água na boca! ahahahah

    Eu estou planejando uma viagem para Lisboa desde que tirei minha dupla cidadania. E agora com todas essas delícias que você colocou eu estou com muito mais vontade de viajar!

    Muito bom o seu blog! Parabéns! Continue com os posts que são muito bons!

    Eu também tenho um blog sobre viagens, o Mala Pronta: http://www.malapronta.com.br/blog/

    Se quiser dá uma passadinha lá =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Otima dica! Tomado notas pra proxima ida a Lisboa :)

    Abçs,

    Rê Antunes

    ResponderExcluir