segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Belém não são só Pasteizinhos - Dicas de Lisboa

Pergunta básica, para quem volta de Lisboa, Comeu os Pasteizinhos de Belém?
A famosa casa dos Pastéis de Belém, ficam próximo ao Mosteiro do Jerônimos, outro ponto turístico obrigatório.
 
Explicando em todos os outros locais de Lisboa são pasteis de Nata, neste é a DOC Original dos Pásteis de Belém. Algo como presunto de Parma só de Parma, Champagne só de Champagne.
Para minha surpresa, na casa dos Pastéis de Belém não são somente servidos pásteis e cafezinho. O cardápio é farto e ao circular pela casa fui observando vários salgados apetitosos.
Ao olhar pela porta pode parecer um local pequeno e apertado, entre, e conheça a casa, existem várias salas, com mesas e garçom para servir com a maior tranquilidade. Não precisa ficar naquela briga no balcão.

Iniciamos o serviço com dois deliciosos Quiches, um de Presunto e o outro de Cogumelos. Acompanhados de dois bolinhos de Bacalhau, excelentes. Tudo isso com um Fino, traduzindo um Chopp pequeno, bem tirado.
Para o Gran Finali, os famosos Pastéis de Belém, acompanhados de um Vinho da Madeira e dois expressos solos. O custo de tudo isso foram 12 Euros.


Fica a Dica em Lisboa coma os Pastéis de Belém, mas lembre, não só de Pastéis de Belém vive a famosa Pastelaria.

Site da Casa:
www.pasteisdebelem.pt

Dica de onde se hospedar em Lisboa, veja o link:
# Dica de Hospedagem em Lisboa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Questões Divinas de um viajante!

Parece um paradoxo ter entrado em muitas das mais Belas Igrejas/Templos, e ainda assim ficar triste, por não conseguir sentir- me em um Lugar Divino, em muitos destes lugares.

Sempre achei que Igrejas, Templos, Mesquitas, Sinagogas, fossem locais para encontro com Deus. Um espaço reservado, para louvar algo maior. Percebi em vários, senão em todos os pontos, que visitei no Mundo Ocidental Cristão, que as Igrejas/Templos sempre estão em pontos principais das cidade. Ponto principal de visitação ou de localização geográfica. Falo Mundo Cristão Ocidental pois foram os locais que visitei. Imagino que em templos Orientais, possa haver semelhanças, mas ainda não tive a oportunidade de visitar.
Basílica de São Pedro no Vaticano

Ouro no altar Igreja Católica
Muitas obras de Arquitetura das mais magníficas, construídas durante a história, são Igrejas ou similares. Levaram anos, ou séculos para sua conclusão. Imaginem que algumas já possuem mais de 500 anos, época em que não existiam recursos tecnológicos, somente força humana , escrava e animal. Muitas com torres com mais de 50 metros de alturas, vãos e abóbodas intermináveis.
Muçulmanos Alhambra, Granada
Recapitulando a história, e lembrando as dificuldades dos povos nestas épocas, fico imaginando a falta de respeito com os semelhantes. Do Clero e dos Governantes, com os operários e povos destes lugares. Povos estes, que tomavam chicotadas e passavam fome, com o intuito de massagear o Ego de poucos em nome de Deus.
Ao visitar estas belas obras, grandiosas, com pinturas belíssimas, dos mais renomados artistas da História da Humanidade, com grandes túmulos em homenagem a Reis e Rainhas, gravuras nos tetos, altares em ouro e abóbadas em louvor ao Senhor, Alah ou Mesias. Questiono se encontro Deus ou algo divino? Se todo o sofrimento de Povos, guerras, saques e roubos em "nome da Fé" é Divino ou Sublime? Se os meios justificam os fins?

Lembro da bela Catedral de Cusco no Peru, onde para eliminar a cultura Inca, foram construídas Igrejas, sobre os antigos Templos Incas. Nesta Catedral existe uma retratação da última Ceia, com os apóstolos como Andinos, e com refeições típicas. Mas que transmite uma grande tristeza.
Quando visitamos a Capela Sistina, presenciamos um empurra empurra, pessoas tentando burlar a segurança para fazer uma fotografia, será que Michelangelo se inspirou neste povo, ou almejava ser apreciado desta forma? Ou para agraciarmos o Divino, as sutilezas dos Santos e Anjos? Alguém se concentra ou consegue orar lá dentro?

Mesquita Judaíca em Toledo, Espanha
Quando estou dentro de um lugar grandioso deste, tenho a sensação que Deus fechou os Olhos, que não pode estar concordando com tudo o que se passou, ou que se passa.
Felizmente restaram as obras, se vão os homens, e para nossa desgraça vemos muito disto ocorrendo novamente, e com a mesma desculpa Divina. Exploração em grandes templos, independente de credo ou religião.


Agradeço aqui a Deus, por me permitir conhecer estes magníficos locais.
Amém!!!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Hotel Gat Rossio - Dica de Hospedagem em Lisboa

O Gat Rossio, classificado como uma rede Albergues, mas como poderão ver, não tem nada com os tradicionais Albergues. Começando que todos os quartos possuem banheiro internos. Na revista Viagem e Turismo de Agosto de 2010, está indicado como um dos 25 hotéis-butique baratos na Europa. Minha reserva foi anterior a matéria, mas fiquei aliviado ao ver o hotel citado na Viagem e Turismo.
Reservas pela internet e com antecedência, você consegue diárias por 70 Euros para o casal com café da manhã, uma excelente relação Custo X Benefício.
Sua localização entre as Praça dos Restauradores e a Praça do Rossio, dispensa apresentação. Região com muitos bares, restaurantes, na parte plana e rica de comércio. As estações do Metro do Rossio ou Restauradores estão a menos de 300 metros.
Para os outros deslocamentos típicos de Lisboa, o hotel está a poucos metros do Elevador da Glória, para subir ao Bairro Alto, e duas quadras da Praça da Figueira e pegar o eléctrico 12 (Bonde) e visitar o Castelo de São Jorge ou o famoso bairro da Alfama.
O quarto básico, uma boa cama, espaço razoável e com Free Wi-Fi, são requisitos honrados com louvor pelo Gat Rossio. A camareira fazem a organização e limpeza diária no quarto sem custos adicionais. Cito isto porque na Europa, já existem hotéis com custos extras para o serviço de camareira e troca de toalhas.


A Casa de Banho, ou banheiro, bem disposta e sem dificuldades de uso. Quem já esteve num Easy Hotel sabe, porque isto é importante.
Banheiro com Secador de cabelos disponível.







Pequenos detalhes, decorativos, misturando Antigo com Moderno.






Belas Luminárias e jogos de Luz dão um toque de charme ao Hotel.




Um pequeno Almoço, ou café da manhã, incluído na Diária. Servido neste salão com um design muito diferente com um ar Moderno como todo o hotel.
São servidos cafés, chá, sucos, cereais, alguns tipos de Pães e bolos, um boa variedades. Você pode começar o dia com um Pastel de Nata (Pastéis de Belém) ou Bolinho de Arroz, deliciosos.




Gat Rossio, uma excelente dica, que irá agradar desde os Moderninhos, até os mais tradicionais.

O site do Gat Rossio para as reservase mais Informações:
www.gatroomspt.com

Endereço:
Rua do Jardim do Regedor nº 27-35 . Lisboa. Tel. +35 1 213 478 300